Avaliação das casas volta a subir em junho e atinge recorde: está nos 1.115 euros por m2

Valor mediano a que os bancos estão a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito subiu um euro em junho, revela o INE.
29 jul 2020 min de leitura

Os bancos voltaram a aumentar o valor da avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação. Em junho, o valor mediano de avaliação bancária subiu um euro, para 1.115 euros por metro quadrado (m2), face ao mês anterior, ultrapassando o recorde que tinha atingido em maio, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O número de avaliações, contudo, caiu 27,5% face ao mesmo mês do ano passado.

“O valor mediano de avaliação bancária foi 1.115 euros em junho, mais um euro que o observado no mês precedente. Este valor representou uma desaceleração em termos homólogos, tendo a taxa de variação passado de 8,9% em maio para 8,3% em junho”, lê-se ainda na nota divulgada pelo gabinete público de estatística.

nível regional, o maior aumento face ao mês anterior registou-se no Alentejo (3,9%), e a única redução foi observada na Área Metropolitana de Lisboa (-0,5%). A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se na Região Autónoma dos Açores (12,9%) e a menor no Alentejo (5,8%), sublinha ainda o INE.

No mês em análise, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.209 euros por m2, aumentando 8,4% relativamente ao mês homólogo. O valor mais elevado foi registado no Algarve (1.519 euros por m2) e o mais baixo no Alentejo (867 euros por m2).

O valor mediano da avaliação bancária das moradias foi de 971 euros por m2 em junho, o que representa um acréscimo de 9,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Neste caso, os valores mais elevados observaram-se no Algarve (1.612 euros por m2) e na Área Metropolitana de Lisboa (1.483 euros por m2), tendo o Centro registado o valor mais baixo (844 euros por m2).

O número de avaliações bancárias, segundo o INE, diminuiu de forma acentuada, ascendendo a cerca de 16 mil em junho, menos 27,5% do que no mesmo período do ano passado.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.