Centeno defende corte gradual nas taxas de juro ainda antes do verão

Governador do BdP diz não ser preciso esperar pelos dados salariais do primeiro trimestre, conhecidos em maio, para tomar decisão.
31 jan 2024 min de leitura

Mário Centeno voltou a defender um corte nas taxas de juro antes do verão, apesar da presidente do BCE, Christine Lagarde, já ter dito que a redução só deverá acontecer por essa altura. O governador do Banco de Portugal (BdP) acredita que o corte deve ser feito de forma gradual e faseada, mas diz que não é preciso esperar pelos dados salariais do primeiro trimestre, conhecidos em maio, para que o BCE tome essa decisão.

“Acho que é preciso ter confiança nos resultados que a política monetária está a obter. É preciso paciência sempre nestes processos, porque estas questões levam tempo e vamos manter-nos dependentes dos dados”, começa por dizer numa entrevista à Reuters.

No entanto, Centeno diz que não é preciso “esperar pelos dados salariais em maio para poder ter uma ideia sobre a trajetória de inflação”, o que quer dizer que não faz sentido esperar pelo segundo semestre deste ano para começar a descer taxas.

“Quem vai determinar isso [corte nas taxas] são os dados, e os dados neste momento dizem-nos que a taxa de inflação está a cair mais rápido do que aquilo que subiu. A política monetária está a funcionar”, frisa.

O governador do BdP diz que é preferível um corte nos juros mais cedo e gradual, que mais tarde e abruptamente. Admite que uma redução em passos de 0,25 pontos percentuais é uma “boa métrica”, mas essa é uma decisão que ainda tem de ser tomada.

Ainda assim, Centeno diz ser “totalmente favorável aos cenários de gradualismo”, uma vez que é preciso “dar tempo aos agentes económicos para se adaptarem às decisões”.

 “Não estamos a anunciar antecipadamente, porque não achamos que isso é adequado, e eu estou de acordo com isso. Mas também não podemos guardar para o último momento uma ação que se pode tornar ela própria desestabilizadora. Se for para ser alguma coisa eu sempre serei gradualista”, remata.

Fonte: Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.