Combater o frio com a lareira: limpar a chaminé evita incêndios

Numa lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância inflamável, o creosoto, alerta a Deco.
05 dez 2023 min de leitura

frio entra sem pedir licença em muitas casas em Portugal, sendo o combate à pobreza energética um desafio e, também, uma estratégia do Governo – estima-se que haja entre 1,8 e 3 milhões pessoas no país com “incapacidade ou dificuldade em aceder a vários serviços de energia aos níveis adequados”. Umas das formas de aquecer a casa passa por acender a lareira, mas há cuidados a ter em conta nestes casos, nomeadamente relacionados com a limpeza das chaminés. Isto porque o risco de haver um incêndio é real. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. 

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

A minha casa tem duas lareiras que acendemos diariamente durante o inverno. Isto já há mais de 10 anos, mas nunca limpamos as chaminés. Recentemente, disseram-me que é muito perigoso não fazer essa limpeza e que, inclusivamente, pode potenciar incêndios. Podem esclarecer-me sobre o assunto?

Começamos por informar que o risco de se iniciar um incêndio existe mesmo. Quando se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável chamada creosoto

Se não há limpeza da chaminé, com a passagem do tempo e a constante utilização das lareiras, cria-se um ambiente favorável ao início de um incêndio. 

A limpeza periódica, eliminando a referida substância, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés, tem de fazer parte do plano de manutenção da casa e deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação.

Esta manutenção previne o risco de incêndio e evita danos nas casas, como a má exaustão dos fumos que, com os anos, provoca mau cheiro na habitação e escurecimento das paredes. 

Infelizmente, o nosso país não tem lei específica que obrigue à limpeza das chaminés dos edifícios, mas aconselha os proprietários – responsáveis pela limpeza dentro das frações ou condóminos competentes quando são abrangidas as partes comuns – a fazerem uma manutenção regular.

As autoridades aconselham a que se faça a limpeza das chaminés de lareiras de dois em dois anos e de cinco em cinco para chaminés de cozinhas. Esta tarefa deve ser realizada por empresas especializadas, que têm como obrigação emitir uma declaração de limpeza que, em caso de sinistro, poderá vir a servir de garantia e ilibar de responsabilidades os proprietários.

Fonte : Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.