Como decorar uma casa para vender (e fechar negócio mais rápido)

Na hora de fazer uma transação, todos os detalhes contam. E a decoração é uma arma que pode dar uma ajuda na venda de um imóvel.
06 jan 2021 min de leitura

Como decorar uma casa para vender (e fechar negócio mais rápido) é o que te vamos ensinar hoje. Se fizeres um pequeno investimento na casa antes de colocá-la no mercado, poderás obter entre 7 a 15 por cento a mais da venda do imóvel. Quer com isto dizer que, na hora de fechar negócio, todos os detalhes contam. Se queres vender um imóvel, fica atento a estas dicas importantes. 

Começa por destralhar

Antes de começares a decorar, aconselha a Habitissimo, retira todas as coisas que não são necessárias em casa, como móveis mais volumosos e objetos. O objetivo de uma visita de comprador é perceber qual é o potencial da casa e o que pode ou não ser feito nesta. Por isso, adota a técnica do minimalismo e mantém apenas as coisas mais essenciais. A ideia é que os potenciais compradores possam circular à vontade e conseguirem-se imaginar naquele espaço. Retira também todos os objetos pessoais.

Shutterstock
Shutterstock

Dar atenção à cozinha

Se a sua cozinha já está datada, trocaos armários e eletrodomésticos para lhe dar um ar novo e assim valorizar o imóvel. Uma boa cozinha, prática e funcional, valoriza em muito o imóvel e desperta o interesse dos compradores. Se os armários ainda estão em boas condições, podes apenas pintá-los e trocar puxadores, para dar um ar moderno à decoração sem gastar muito. Pias antigas e pouco funcionais também devem ser substituídas, bem como azulejos partidos. Presta atenção à bancada: no caso de ter muitas manchas, o melhor mesmo é trocar.

Shutterstock
Shutterstock

Uma nova vida à casa de banho

Esta é uma daquelas divisões que acusa bastante o uso com o passar do tempo, e por isso, é importante que seja atualizada. Se o espaço for muito antigo ou datado, moderniza-o, alterando alguns pontos-chave. Troca a sanita e a banheira (ou duche) e cria espaço de arrumação, através de nichos na parede ou apostando em armários mais versáteis. Se os azulejos são mais antiquados, troca-os por modelos mais atuais, e têm o cuidado de branquear as juntas e renovar o silicone onde for necessário.

Shutterstock
Shutterstock

Aproveitar o sótão

Ao criar uma nova divisão totalmente funcional no sótão da casa, estás a aumentar o valor do imóvel. Podes criar um quarto extra, uma sala de estar, um escritório em casa ou até uma pequena biblioteca no local do sótão. Junta algumas janelas para trazer mais luz à divisão e assim torná-la mais acolhedora. Elementos em madeira também nunca são demais para um espaço confortável. Este será um daqueles elementos diferenciadores em relação a outros imóveis e que te garantirá certamente um maior lucro na venda da casa.

Shutterstock
Shutterstock

Torna a entrada mais confortável

Um hall de entrada organizado e convidativo pode fazer uma grande diferença na hora de vender a casa. Coloca um bengaleiro na entrada e, se tiveres espaço, um banco onde as pessoas podem descalçar os sapatos. O espaço deve ser prático e permitir a passagem, mas ao mesmo tempo, deve dar o mote à restante casa no que toca à limpeza e decoração. Pensa também na fachada e no exterior da casa, e se necessário, retoca pinturas e maçanetas desgastadas. Completa o conjunto com algumas plantas à entrada e está feito.

Shutterstock
Shutterstock

Criar um closet

Se tens um pequeno espaço que é menos utilizado, como um quarto de arrumação, converte-o num closet. Desse modo, quem comprar o imóvel vai contar com mais espaço de arrumação para as suas roupas e todo o espaço fica mais bem aproveitado. Um closet com arrumação é algo muito valorizado nos dias de hoje e muitas famílias procuram esse tipo de espaço, pelo que a criação de um irá ajudar na valorização da casa e despertar um maior interesse nos compradores.

Shutterstock
Shutterstock

Valorizar o exterior da casa

Se a casa conta com áreas exteriores, sejam elas uma varanda ou um jardim, valoriza-as recorrendo à decoração. Algumas cadeiras confortáveis, uma pequena mesa de apoio e muitas plantas vão dar mais vida a qualquer varanda. Um jardim bem cuidado e mantido faz também a diferença na hora de optar ou não por um imóvel, por isso dá atenção ao relvado e às plantas do exterior e garante que tudo está em condições. Um bom paisagismo pode fazer o valor da casa aumentar até 25%, pelo que deverás ter isto em conta.

Shutterstock
Shutterstock

Pequenos detalhes fazem a diferença

Existem pequenas coisas que podes fazer antes de abrir a tua casa ao público e que podem ajudar-te a vender o imóvel mais depressa e com lucro.

  • Um pavimento novo ajuda a dar uma nova vida a um espaço mais antigo e é sempre um bom investimento.
  • Caixilhos velhos devem ser substituídos por novos, para melhorar a eficiência energética e o isolamento da casa.
  • Uma casa com eletrodomésticos eficientes e até com sistemas de segurança e fechaduras inteligentes são sempre mais atrativas, bem como um portão de garagem automático.
  • Depois, a limpeza e decoração do espaço deve estar sempre excelente. Limpa as tomadas e maçanetas, esconde os pequenos defeitos que existirem, e não te esqueças de limpar os vidros.
  • A decoração deve ser preferencialmente em tons neutros, para dar mais luz à casa e deixar que a imaginação dos interessados fazer o resto.
  • Por último, um cheiro agradável em toda a casa faz toda a diferença e cria ambiente.
Shutterstock

fonte: idealista News
 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.