Comprar casa para arrendar em Portugal rendeu 7,2% no início de 2025

O Distrito de Castelo Branco e Santarém apresentam as rentabilidades mais altas neste negócio imobiliário.
10 abr 2025 min de leitura

O imobiliário continua a ser um refúgio para o investimento, sobretudo, nos tempos de incerteza global que se vivem atualmente com a nova guerra comercial que eclodiu nos EUA com as tarifas de Trump, que viraram a economia mundial e os mercados financeiros de pernas para o ar. Entre os vários segmentos, destaca-se o residencial, que continua a ser uma oportunidade de negócio em Portugal perante a elevada procura e escassa oferta de habitação. Esta é aliás uma tendência que já tem vindo a registar-se, sendo que comprar casa para colocar no mercado de arrendamento teve uma rentabilidade bruta de 7,2% no primeiro trimestre de 2025, um dos valores mais elevados dos últimos anos, revelam os dados do idealista.

Investir na compra de uma habitação para colocá-la a arrendar teve uma rentabilidade bruta de 7,2% no início de 2025, um valor que é cerca de 0,1 pontos percentuais (p.p) inferior à calculada para o mesmo período de 2024 (7,3%). Mas comprar casa para arrendar está a render mais 0,6 p.p. agora do que em 2023 e mais 1,6 p.p. do que no início de 2022. 

rentabilidade na habitação está, assim, num dos maiores valores dos últimos anos, sendo superada pela registada há um ano e pela taxa apurada para o início de 2019 (de 7,5%), antes da pandemia. Importa recordar que quanto maior fora a rentabilidade, também maior será o risco do negócio. E ainda que os preços das casas à venda têm vindo a subir de forma mais acelerada do que as rendas (6,3% e 4,9%, respetivamente, no início de 2025), de acordo com os dados mais recentes do idealista.

Comprar casa para arrendar: quanto rende em Portugal?

Rentabilidade bruta na habitação (%)


246%
7,5%
6,8%
6,1%
5,6%
6,6%
7,3%
7,2%
1T 2019
1T 2020
1T 2021
1T 2022
1T 2023
1T 2024
1T 2025
Fonte: idealistaDescarregar estes dadosIncorporar Descarregar imagemCriado com Datawrapper

Qual é a rentabilidade da habitação em casa cidade?

Olhando para as 14 capitais de distrito/regiões autónomas, verifica-se que é em Castelo Branco onde é mais rentável a compra de casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 8,6% - mas também aqui os riscos são maiores, podendo haver maior dificuldade de arrendar a casa ou de haver uma valorização do imóvel no futuro.

A lista de cidades mais rentáveis para investir numa casa para, depois, colocá-la no mercado de arrendamento segue com Santarém (7,5%), Coimbra (6,9%), Braga (6,5%), Leiria (6,3%), Évora (6,1%), Viseu (6,1%), Porto (5,7%), Faro (5,5%), Setúbal (5,4%) e Funchal (5,3%). 

Já as rentabilidades na habitação mais baixas são obtidas pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (4,7%), Viana do Castelo (5,1%) e Aveiro (5,2%). A boa notícia é que nestas cidades os riscos do investimento são menores, havendo maior probabilidade de arrendar a casa e de o imóvel valorizar.

Quanto rende comprar casa para arrendar em cada cidade?

Valores medianos
Dados do 1.º trimestre de 2025

Table with 4 columns and 14 rows.
Capital de distrito/região autónoma Rendas (euros/m2) Preço venda (euros/m2) Rentabilidade bruta na habitação
Castelo Branco 6,6 917 8,6%
Santarém 8,8 1 405 7,5%
Coimbra 11,9 2 058 6,9%
Braga 10,6 1 968 6,5%
Leiria 8,6 1 623 6,3%
Évora 12,2 2 396 6,1%
Viseu 7,8 1 539 6,1%
Porto 17,5 3 707 5,7%
Faro 14,2 3 087 5,5%
Setúbal 12,3 2 713 5,4%
Funchal 15,9 3 572 5,3%
Aveiro 10,9 2 542 5,2%
Viana do Castelo 8,6 2 020 5,1%
Lisboa 22,0 5 551 4,7%

Fonte: idealistaDescarregar estes dadosIncorporar Descarregar imagemCriado com Datawrapper

Este estudo permitiu ainda analisar a rentabilidade de outros produtos imobiliários a nível nacional. Os escritórios permitem uma rentabilidade de 8,3%, as lojas de 8,4% e as garagens de 5,7%.

Metodologia

Para a realização deste estudo, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no primeiro trimestre de 2025. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento. 

Fonte: Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.