Crédito Habitação: Benefício fiscal pelo OE2023

O Governo teve em consideração os aumentos sistemáticos da prestação do crédito habitação.
11 out 2022 min de leitura
Quem possui um crédito habitação com taxa variável tem assistido sistematicamente aos aumentos das taxas de juro Euribor a todos os meses, podendo chegar aos 5%. Consequentemente, as prestações dos empréstimos à habitação sofrem aumentos que colocam desafios aos solicitadores dos mesmos. Consoante estes aumentos o Governo está a preparar mais indicadores de apoio às famílias.


Após a apresentação da proposta de Orçamento de Estado para 2023, o Governo prevê um benefício àqueles que tem na sua posse um crédito habitaçãoreduzindo a taxa do escalão de retenção na fonte do IRS. Esta medida abrange aqueles que têm rendimentos mensais até 2.700 € brutos. 
Na proposta de lei do OE2023 consta que “em 2023, a retenção na fonte sobre rendimentos de Categoria A [trabalho dependente] de IRS é reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal e situação familiar aplicável ao respetivo titular de rendimentos”. 

Para beneficiar desta medida estipulada, as famílias terão de comunicar à entidade empregadora “em momento anterior ao seu pagamento ou colocação à disposição, a opção de redução da retenção na fonte prevista” acompanhando-se de uma declaração onde constem os “elementos indispensáveis à verificação das condições referidas, bem como qualquer outra informação fiscalmente relevante ocorrida posteriormente”. 

É importante ter em conta que as regras legisladas em vigor direcionadas à habitação proporcionam àqueles que detêm um crédito habitação no seu nome abater ao IRS o correspondente a 15% dos juros até 296 €

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.