Crédito habitação: o que é e para que serve a avaliação da casa?

É um dos passos a dar tendo em vista a compra de casa com recurso a empréstimo bancário. E valor mediano está a bater recordes.
20 set 2022 min de leitura

avaliação da casa é um processo indispensável na hora de pedir um crédito habitação. É um dos passos a dar, como explicamos neste artigo, tendo em vista a compra de uma casa com recurso a empréstimo bancário. Uma coisa é certa: o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Importa relembrar, no entanto, que a avaliação bancária em Portugal continua a bater recordes: em julho, o preço do metro quadrado valia 1.417 euros – valor mediano – para os bancos.

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Fui informado pelo banco que para obter crédito habitação é necessário que seja feita uma avaliação da casa. É obrigatório que essa avaliação aconteça? Quais os meus direitos nesta questão da avaliação do imóvel?

São várias as razões que conduzem ao processo de avaliação de um imóvel, destacando-se justamente a situação que nos relatas. Ou seja, antes conceder o crédito habitação e com o objetivo de tomar a decisão sobre o montante a financiar, o banco pode obrigar à realização desta tarefa.

A avaliação da casa tem de ser executada por um avaliador independente, habilitado para o efeito e registado na CMVM -Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Convém saberes que, em regra, a avaliação do imóvel é paga pelo consumidor.

Deverás receber uma cópia do relatório do avaliador e, caso discordes da avaliação, podes apresentar ao banco reclamação escrita, devidamente fundamentada e requerer segunda avaliação. Estes são direitos teus e deves ver cumpridos. 

A avaliação do imóvel é uma parte determinante no processo de financiamento da compra da habitação, já que o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação. Somente se comprares o imóvel ao próprio banco, por retoma, poderás ficar isento desta comissão e obter financiamento a 100%.

Fonte: Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.