Geral

Cuidado ao pedir um empréstimo para comprar casa: há mais que spread a afetar prestação

Encontraste a casa dos teus sonhos, mas precisas de um crédito habitação? Se a resposta é afirmativa, aconselhamos-te a não te focares apenas no spread.
11 jul 2019 min de leitura

Isto porque, e embora seja um indicador muito importante, existe sempre a tendência de identificar como “a melhor proposta” aquela que tem o spread mais baixo. No entanto, podes poupar muitos euros na prestação da casa se avaliares também ossegurosPor norma, representam cerca de 16% do encargo total com o empréstimo. 

Esta avaliação pode ser feita na contratação de um novo crédito habitação - evitando gastar tanto dinheiro na prestação -, mas também pode ser alvo de análise numa renegociação de um crédito já existente. 

Este é o tema de hoje da rubrica saúde financeira, que tem uma periodicidade quinzenal e é assegurada pelo Doutor Finanças para o idealista/news.

Devo fazer os seguros junto da entidade bancária onde vou fazer o crédito? 

  • Depende. É importante salientar que quando recorres a um banco para fazer um crédito habitação, não tens obrigação de subscrever os seguros nesse mesmo banco, até porque o custo dos seguros pode ser mais elevado.  
  • Normalmente, os bancos oferecem condições contratuais mais vantajosas a quem fizer com eles, para além do crédito habitação, o seguro de vida e multirriscos. Estas condições especiais podem ser, por exemplo, a bonificação do spread. No entanto, e mesmo com estas ofertas especiais, é fundamental que faças um levantamento do mercado. Por vezes, através dos seguros podes conseguir uma poupança superior comparativamente ao spread.  
  • Por exemplo, se tens um crédito habitação com um spread de 1.5%, ao realizares o seguro multirriscos, é-te atribuída uma bonificação de 0,1% no spread. No entanto, geralmente, os seguros nos bancos são mais caros e a bonificação não compensa financeiramente. 

Tenho de aceitar todas as coberturas apresentadas?  

  • Num processo de crédito habitação é obrigatório ter um seguro de vida e multirriscos, mas não é obrigatório aceitar todas as coberturas presentes no mesmo. Quando estiveres a simular a melhor oferta para ti junto das várias entidades, não te esqueças de verificar as coberturas, dado que estas vão interferir no valor final dos teus seguros. Deves ter muita atenção a esta questão, já que te pode levar a perder muito dinheiro.  
  • Para além das coberturas deves verificar ainda quais as exclusões, as franquias (se existirem), qual o capital seguro e qual o valor do prémio.  
  • Esta análise também é válida para quem já tem um crédito habitação. 

Devo subscrever todos os seguros junto da mesma companhia?  

  • Podem existir duas respostas possíveis a esta pergunta. Por um lado, quando um cliente faz todos os seguros junto de uma única seguradora, esta pode bonificá-lo com uma oferta especial.
  • No entanto, e por outro lado, concentrar todos os seguros na mesma companhia pode tender a trazer menos poupança, dado que não se faz um estudo do restante mercado.
  • Por isso, antes de tomares uma decisão, e para se tornar mais fácil o processo, aconselhamos a consultares uma mediadora que trabalhe com todas as companhias e entidades financeiras, de maneira a que esta encontre os seguros mais apropriados às tuas necessidades. 

Em suma, e tal como já referimos, poupar no crédito habitação não é apenas sinónimo da melhor taxa de spread. Poupar no crédito habitação também passa por transferir os seguros de vida e multirriscos ou até mesmo transferir o próprio do crédito habitação para outro banco. 

Fonte: Idealista News

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem  
 
captcha
Código
 
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.