Isolamento Térmico: Maneiras de manter a sua casa aquecida

4 dicas para preparar a sua casa para o inverno.
23 nov 2021 min de leitura
Conter isolamento térmico numa casa garante não só garante uma frescura no verão, como mantém quente no inverno, sem necessidade de aplicar equipamentos de climatização, como é o caso de aquecedores ou sistemas de ar condicionado.

As várias vantagens agregadas à aplicação desde revestimento durante a construção da sua casa são bastante evidentes. Trata-se de conforto, de poupança de dinheiro e até de segurança.

Apresentamos 4 dicas de como preparar a sua casa para o inverno:

#1 Escolha de revestimentos
Os revestimentos cerâmicos ou de porcelana são mais frios por natureza. Neste sentido, é melhor escolher madeira, vinílico ou carpete para manter a sua casa mais quente. Os arquitetos alertam sempre nos seus projetos sobre o uso da madeira como um isolante térmico natural. Caso uma troca não seja possível no momento, cobrir o piso com tapetes é uma alternativa bastante favorável.

#2 Atenção às paredes 
Se o problema estiver nas paredes, por serem muito finas ou estiverem sem as camadas de revestimento necessárias, a casa torna-se mais fria. Se não for possível aplicar uma textura por fora, no modo mais económico, um papel de parede mais grosso ou um tecido podem auxiliar no aquecimento da casa. Usar tons escuros e quentes, instalar painéis de madeira nas paredes, ou cortinas com tecidos mais escuros e encorpados fazem uma grande diferença. Para portas e janelas, uma sugestão são as esquadrias em PVC, que possuem um bom isolamento térmico, reduzindo a troca de calor e frio entre a área externa e interna.

#3 Isolar a temperatura com vidros 
Se o frio é constante na sua casa, as janelas podem ser um dos problemas, visto que uma casa com pouca ventilação, não deixa circular o ar frio ou quente. Neste caso, uma troca por janelas com vãos maiores pode auxiliar o isolamento. Eliminar as frestas de portas e janelas e colocar tapetes e cortinas também ajuda a proporcionar um ambiente quente. Se a opção for renovar os vidros, escolha os duplos, com esquadrias duplas. Os vidros acústicos contribuem para diminuir a entrada do ar frio. Outra opção, para que o calor do ambiente não se disperse, é usar vidros de baixa emissividade.

#4 Investir em tecidos quentes
A decoração tem uma função essencial no conforto da casa. Em dias frios utilizar mantas e almofadas na decoração. Nas cortinas, opte por tecidos que aqueçam, como veludo ou camurça.

Fonte: Super Casas
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.