Mais de 64% das propriedades foram identificadas pelo BUPi

O BUPi (Balcão Único do Prédio) permite identificar e registar propriedades, contribuindo para um melhor entendimento acerca do território disponível.
12 jun 2023 min de leitura
Criado em 2017, o BUPi - Balcão Único do Prédio, numa primeira fase, foi implementado em 10 municípios com o objetivo de mapear, valorizar e entender o território português. Dirigido a todos os proprietários de prédios rústicos e mistos e permitindo o registo dos direitos de propriedade através da inscrição dos terrenos neste balcão, atualmente, o BUPi está disponível em 144 municípios aderentes. 

Podem aderir ao BUPi todos os donos de propriedades que se localizem nos municípios abrangidos por este projeto, os quais podem ser consultados no site do Balcão. A localização de propriedades pode também ser efetuada pelos interessados, tanto online como presencialmente, nos balcões existentes para o efeito. No fundo, as vantagens passam pela garantia dos direitos de propriedade, já que estes passam a estar englobados pela ordenação do território nos respetivos municípios, permitindo a valorização e o desenvolvimento sustentável dos mesmos.

Desde o início do ano e, de acordo com o Ministério da Justiça, já foi identificado um total de 1,5 milhões de propriedades, concretizando o triplo da meta alcançada em 2022, para o qual terão contribuído 225 mil proprietários: "nos primeiros cinco meses de 2023, foram finalizados cerca de 500 mil processos, numa média de cerca de 95 mil por mês e mais de 20 mil por semana".

São já mais de 64% as propriedades identificadas no ano de 2022, de acordo com o Ministério da Justiça e, "apenas em maio deste ano, foram identificadas 115 mil propriedades, um novo recorde mensal", mostrando resultados positivos e ascendentes no que diz respeito à adesão a este balcão, sobre a qual o Ministério comenta: "estes valores revelam que a procura do BUPi tem vindo a crescer, tornando possível aumentar a percentagem de área conhecida do território dos 153 municípios de Portugal continental sem cadastro, em termos de uso, ocupação e dominialidade, num processo colaborativo que integra várias fontes de informação"

Fonte: Super Casas
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.