Preço da eletricidade
O preço que se paga pela luz vai depender do tipo de tarifa que se está a contratar com o fornecedor de eletricidade.

O mais comum é pagar o mesmo pela energia que se consome, independentemente da hora do dia. Isto é, é cobrado um valor único por cada Kw gasto, que se trata, nada mais, nada menos do que um valor médio.

No entanto, na realidade há horários em que a eletricidade é mais barata, uma vez que existe menos procura (normalmente à noite e fins de semana) e mais cara quando a procura é maior, normalmente durante o dia.

Esta realidade significa tarifas diferentes, onde poderá ter poupanças, contudo, para tal é necessário analisar o padrão de consumo.

Três tipos de tarifas de eletricidade
Há três tipos de tarifas essenciais a saber para se poder decidir qual a que melhor se adequa. Deve-se ter sempre em mente que o propósito é diminuir a conta da luz que tem de pagar todos os meses.

Tarifa Simples
Com esta tarifa paga sempre o mesmo preço pelo Kw gasto, independentemente da hora do dia e da altura do ano (ou seja, não existem ciclos horários)

Tarifa Bi-horária
Nesta tarifa existem dois preços para a energia gasta, em dois períodos distintos:
  • Horas de vazio – neste período o preço é mais baixo do que o pago na tarifa simples (normalmente noite e fim de semana);
  • Horas fora de vazio – neste período o preço é mais alto, e superior ao pago na tarifa simples.


O período de horas de vazio e não vazio depende do ciclo horário que escolhe. Existem dois ciclos horários:
  • Ciclo diário – em que os períodos de hora de vazio e não vazio são iguais todos os dias da semana e durante todo o ano. As horas de vazio são entre as 22 horas e as 8 da manhã.
  • Ciclo semanal – em que os períodos variam conforme seja dia de semana sábado ou domingo e ainda consoante seja inverno ou verão.
    • No Inverno as horas de vazio são, durante a semana, entre as 00h e as 7H, ao sábado entre as 22h e as 9.30h e entre as 13h e as 18h.30, e ao domingo o dia todo.
    • No verão face ao inverno apenas mudam as horas de vazio ao sábado – são ente s 22h e as 9h e as 14h e as 20h.


Tarifa Tri-horária
Nesta tarifa existem três períodos de consumo, classificadas por tipo de horas:
  • Vazio – preço mais baixo (normalmente noite e fim de semana)
  • Cheias – preço intermédio
  • Ponta – preço mais alto.


Há ainda os dois ciclos horários, ambos com horário distintos no inverno e verão. Esta tarifa é pouco utilizada, podendo,contudo, compensar se tiver um jardim onde faça a rega automática à noite.

Vantagens e Desvantagens da tarifa bi-horária

Vantagens da tarifa bi-horária
No ciclo diário terá 70 horas de vazio e no semanal terá 76 horas de vazio, sendo que no domingo todas as horas são mais baratas, ou seja, são horas de vazio.

Desvantagens da tarifa bi-horária
Paga-se menos pelas horas de vazio, no entanto, também se paga mais pelas horas fora de vazio. Neste sentido, é essencial ter disciplina no uso dos eletrodomésticos que mais consomem energia como as máquinas de lavar e o forno.

Programe as máquinas para a noite, e se possível faça pratos de forno ao fim de semana. Quanto ao ferro de engomar, use-o ao domingo se tiver optado pelo ciclo semanal.

Como escolher a melhor tarifa
Para escolher a melhor tarifa para uma casa, deve-se analisar quando gasta mais luz. As estatísticas apontam para que a tarifa bi-horária compensa para quem consome cerca de 35% da energia nas horas de vazio.

Se está o dia todo em casa, por manter o teletrabalho, e faz nos intervalos as tarefas domésticas, compensa ter a tarifa simples. Mas se está o dia todo fora de casa e faz as suas tarefa domésticas à noite e durante o fim de semana, irá de certeza compensar a tarifa bi-horária. 

Posteriormente, deve-se analisar, deste qual o período onde irá concentrar as suas tarefas. Se as fizer ao domingo, seguramente o semanal.

Fonte: Super CAsa