Taxa fixa ou taxa varável: qual a melhor opção na hora de comprar casa?

Uma das decisões importantes a tomar na contratação de um crédito à habitação é a escolha da taxa de juro.
12 ago 2020 min de leitura

Uma das grandes questões que surge a quem quer comprar casa é que tipo de crédito à habitação deve escolher. É melhor ter um empréstimo com taxa variável ou um empréstimo com taxa fixa? A resposta dependerá das condições da parte da instituição financeira e da situação do mercado. Uma vez que é, provavelmente, o contrato mais importante que uma pessoa assina na sua vida, esta é uma decisão que deve ser tomada de forma ponderada, tal como explicam desde o idealista/créditohabitação.

Taxa variável: atualmente, a Euribor, que é o indicador de referência para a maioria dos créditos habitação e do qual dependem os empréstimos de taxa variável, encontra-se em mínimos históricos. No entanto, a previsão é que aumente gradualmente, até que se estabilize em valores positivos. Embora não se preveja um aumento significativo destes índices a curto prazo, não devemos esquecer que, na última década, foram alcançados valores superiores a 5%. 

Taxa fixa: a contratação deste tipo de empréstimos dá ao cliente a segurança de que pagará sempre a mesma prestação do primeiro ao último mês, o que lhe permitirá organizar as suas finanças, sem depender da evolução da Euribor no mercado. O contraponto para esta vantagem é que qualquer produto que proteja o cliente dos riscos, tem juros mais elevados do que os associados ao tipo variável. 

Então, qual devo escolher? "A resposta depende da situação de cada cliente. Os especialistas insistem que o empréstimo mais adequado depende de variáveis como o valor do rendimento que pretendes alocar à prestação do crédito habitação, o prazo no qual queres pagar o empréstimo, a possibilidade de melhorar o seu rendimento a médio prazo ou a percentagem da compra que desejas financiar", acrescentam os especialistas do idealista/créditohabitação.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.