Geral

Taxas no crédito da casa caem pelo quinto mês. Juro implícito perto dos 1%

A taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a cair. Desceu, em dezembro, pelo quinto mês consecutivo, estando já muito próxima dos 1%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta evolução acontece depois de os juros terem atingido máximos de três anos em julho.
20 jan 2020 min de leitura
Segundo o INE, a taxa de juro média do conjunto do crédito à habitação fixou-se nos 1,011%, em dezembro, menos 0,006 pontos percentuais face aos 1,017% registados no mês anterior.

Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi 1,065%, também abaixo dos 1,086% verificados no período precedente.

Apesar da redução dos juros implícitos, o valor médio da prestação vencida aumentou. Para a totalidade dos contratos, o aumento foi de dois euros, para 248 euros. Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação subiu 29 euros, para 365 euros.

Com a divulgação dos dados relativos ao mês de dezembro, é possível fazer um balanço anual da evolução dos juros implícitos. E este, segundo o INE, aponta para que no conjunto de 2019, a taxa de juro média anual implícita nos contratos de crédito à habitação tenha aumentado. Fixou-se nos 1,06%, 2,5 pontos percentuais acima da taxa verificada em 2018.

 

Fonte: Eco.pt
 
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.