Tendências de construção: O que é o microcimento?

Caso esteja a pensar comprar ou iniciar nova obra, fique a conhecer as vantagens deste material.
13 abr 2023 min de leitura
São cada vez mais as novidades no que à nova construção diz respeito. Desde o recurso a novas técnicas de construção, passando pela utilização de novos materiais, é cada vez mais relevante reunir toda a informação necessária para tomar uma decisão tão importante sobre qual a modalidade de construção que vai escolher para a sua nova casa, de modo a conseguir obter o máximo retorno sobre o investimento realizado. Um dos fatores mais importantes a ter em conta na hora de comprar ou construir casa será, certamente, o tipo de revestimento utilizado, visto que este que vai contribuir para manter as melhores condições dentro da sua casa, tanto a nível de isolamento térmico, quer sonoro. E, sobretudo, para a proteção contra agentes corrosivos e até mesmo da humidade que se possa formar. 

Por isso, se está a pensar remodelar a sua casa ou até mesmo dar início a um novo processo de construção, explicamos-lhe tudo sobre o que é o microcimento e como pode tirar o máximo partido deste material para que tome uma decisão devidamente informada.

O que é o Microcimento?

O microcimento é um revestimento liso, muito usado para fins decorativos e que não exige a aplicação de juntas, permitindo o revestimento de grandes superfícies. Graças à sua aderência, pode ser aplicado em superfícies horizontais ou verticais, sendo composto por partículas mais finas de cimento, resinas de base aquosa e pigmentos minerais. 

A sua espessura pode ser de 2 a 3mm e adequa-se, quer a revestimentos interiores, quer exteriores. É considerado um tipo de material com o qual é fácil trabalhar, uma vez que, não obriga à gestão de entulho ou resíduos no final da aplicação, não tem cheiro, nem gera pó ou qualquer outro transtorno habitual neste tipo e aplicações com outro tipo de materiais. Trata-se, também, de um produto manual e artesanal, que permite acabamentos com características únicas e nuances bastante interessantes que podem ser combinadas com cores ou efeitos. Neste caso, é ideal para pavimentos ou paredes de superfície única.
 

Onde pode ser aplicado?

Este é um material extremamente impermeável, aderente, resistente e versátil, possível de ser aplicado em paredes, pavimentos ou até mesmo tetos. O ideal é ser aplicado diretamente nos materiais que já existem e que à partida podem ser cerâmicos, de azulejo ou nos rebocos, desde que não hajam reentrâncias demasiado salientes. Além disso, também pode ser aplicado sobre portas ou balcões. Contudo, é de ressalvar que a aplicação do microcimento é desadequada, por exemplo, sobre paredes de pedra ou em pavimentos de madeira. 

Quais são as suas principais vantagens?

A possibilidade de ser aplicado de forma mais ou menos uniforme em grandes superfícies é certamente a maior, sem que exija juntas. Além disso, é um material extremamente resistente, de fácil manutenção e limpeza devido à sua impermeabilidade, conferindo uma versatilidade enorme no que diz respeito ao design, apresentando uma vasta gama de cores à sua escolha. 

O microcimento também é muito vantajoso quando aplicado sobre piso radiante, visto que promove uma condutividade térmica adequada. Além disso, oferece propriedades que muitos outros materiais, como o cimento tradicional, não oferecem. 

Quais são as suas principais desvantagens?

Quanto aos pontos a ter em atenção antes de tomar a sua decisão, ressalva-se o facto de apresentar uma cor de base pouco uniforme, conferindo um acabamento de ar manchado. Tenha também em consideração o facto de a sua aplicação exigir um processo delicado e minucioso, já que, caso seja executada de forma incorreta, poderá levar a fissuras no futuro.

É importante salientar que este é um material que deve ser aplicado apenas por profissionais especializados. 

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.