Turismo do Interior contará com novos incentivos

Com data prevista ainda para este mês, serão lançados dois apoios para apoiar projetos turísticos e fomentar a atratividade dos concelhos do interior.
12 mai 2023 min de leitura
O Governo já havia manifestado a sua intenção de dinamizar o turismo nos concelhos do interior, materializando-se agora essa vontade através de um conjunto de várias medidas anunciadas pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, cujo objetivo passa pela promoção de investimento em projetos como "passadiços, requalificação de patrimónios, praias fluviais, valorização de museus ou estruturação de rotas". 

Falamos concretamente do apoio designado por "Linha Mais Interior Turismo", que contará com uma dotação de 20 milhões de euros para apoiar projetos públicos de cariz turístico e cujos destinatários serão entidades públicas e privadas sem fins lucrativos. Através desta linha, as empresas vão beneficiar de incentivos a fundo perdido, que poderão atingir os 70% do investimento a concurso, num teto máximo de 400 mil euros por projeto. 

Outro dos apoios que entrará ainda este mês em vigor é a linha de microcrédito "Mais Interior Turismo", que terá alocado um plafond de 15 milhões de euros para apoiar quer microempresas com atividade em territórios do interior, quer novos negócios de Pequenas e Médias Empresas. Esta linha prevê um teto máximo de 30 mil euros por empresa, prevendo o financiamento a 90% do custo elegível sem juros. Nuno Fazenda explicou: "há depois um prémio de desempenho associado, o qual pode ascender até 30% a fundo perdido [porque] o apoio aos pequenos negócios é muito importante no turismo que são muito importantes também no interior do país".

As empresas vão poder apresentar os seus projetos para acederem a esta linha de crédito, podendo estes tratar-se de remodelações para restaurantes, lojas de artesanato ou a criação de uma empresa para animação turística ou passeios culturais e/ou de percursos naturais.

De acordo com o Secretário de Estado, estas linhas entrarão em funcionamento já nas próximas semanas, contando com a gestão do Turismo de Portugal. E depois, além destas duas medidas, seguirão as restantes contempladas no pacote da Agenda do Turismo para o Interior, cuja dotação é de 200 milhões de euros. O objetivo, uma vez mais, passa pelo impulsionamento do território do interior, cuja implementação deverá ocorrer em junho.

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.