Como tornar as casas mais confortáveis e eficientes, diminuir a pegada ambiental e... poupar

Melhorar o isolamento, percebendo se há infiltrações de ar em casa, é um dos conselhos dados pela Deco.
06 out 2020 min de leitura

O Governo lançou um programa de incentivos que visa apoiar a realização de obras em casa, com o objetivo de melhorar a eficiência energética dos imóveis. As candidaturas ao Programa de Apoio Edifícios mais Sustentáveis já estão abertas, mas neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos algumas dicas que ajudam a tornar as casas mais confortáveis e eficientes, a diminuir a pegada ambiental e a... poupar. Isto através de reparações que tu mesmo poderás fazer.  

Tornar-se um consumidor consciente e saber gerir os consumos de energia é uma jornada. A Deco com o projeto ACT4ECO quer ajudar-te a alcançar este objetivo com facilidade e confiança.

Comecemos pela casa. Desafiamos-te a ficar quente e confortável em casa, vendo o teu programa favorito, enquanto está frio lá fora sem preocupações com a conta de eletricidade. Parece uma missão impossível? Não é! Basta seguires os nossos conselhos.

Melhorar o isolamento

Começa por descobrir algumas pistas que indicam se há infiltrações de ar em casa. Sentes correntes de ar, tens algumas divisões da casa especialmente quentes ou frias, há sinais visíveis de bolor ou condensação e até de degradação do material do edifício devido à condensação? Se sim, mãos à obra!

Hoje queremos apresentar-te algumas soluções de bricolage. Reparações que poderás tu mesmo fazer com a informação certa e alguma paciência. 

Necessitas ter ao teu dispor os materiais que podes utilizar para reparar essas infiltrações: fita de calafetagem, vedantes e juntas de espuma. Podes comprá-los em qualquer loja de construção ou bricolage. 

Fita de calafetagem

Se verificares que as janelas ou portas têm correntes de ar, poderás substituir as fitas de vedação gastas e/ou aplicar novos materiais, como fita de calafetagem, nos lados interiores da janela ou no caixilho da porta. Depois disso, faz o teste com uma folha de papel para avaliar se o fizeste corretamente ou se precisas de aplicar algum material adicional.

Vedante

Podes também ter descoberto pequenos espaços entre os materiais de construção, por exemplo, entre as paredes (exteriores) e os caixilhos das janelas ou portas, as tábuas de base e afins. Nesse caso, podes aplicar dois tipos de vedantes nas fendas: 

  • Um vedante de silicone;
  • Uma espuma de pulverização.

Juntas de espuma

Se descobrires correntes de ar provenientes de tomadas elétricas, podes retirar a chapa de cobertura e verificar o que está por detrás dela. Caso haja aberturas, experimenta aplicar uma junta de espuma para vedar a fuga.

Deco
Deco

ACT4ECO é uma plataforma de aprendizagem online sobre eficiência energética onde encontras informação que te ajuda a fazer as mudanças certas em casa. Junta-te a nós em https://act4eco.eu

Fonte: Idealista News
 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.