Ideias de decoração para varandas e terraços: tendências para a primavera/verão

É possível tornar estes espaços ainda mais cómodos, seja através da decoração ou de pequenos detalhes.
05 abr 2021 min de leitura

Com a chegada dos dias mais quentes, é natural que sintas vontade de passar mais tempo no exterior da tua casa, seja na varanda ou no terraço – tão importantes durante a pandemia, sobretudo por causa do confinamento. A verdade é que é possível tornar estes espaços ainda mais cómodos, seja através da decoração ou de pequenos detalhes que, às vezes, fazem toda a diferença. Em colaboração com o portal Habitissimo, deixamos-te algumas dicas bem simples daquilo que podes fazer.

Criar espaços diferentes

Antes de começares a decorar, pensa no que vais fazer no espaço: precisas apenas de um sítio para te sentares ou queres criar também uma área de refeições? Geralmente, é possível criar espaços diferentes na varanda e no terraço para tirar o máximo proveito do espaço que temos e assim podermos passar mais tempo de qualidade no exterior da casa. Dependendo do tamanho da varanda ou do terraço, adapta as escolhas decorativas e o mobiliário aos usos que pretendes tirar do espaço.

Via habitissimo
Via habitissimo

A cor como decoração

A cor é um elemento muito importante na decoração, já que ajuda a tornar todo o espaço mais coeso e nos transmite diversas sensações segundo o tom que escolhemos. Assim, utiliza uma cor de que gostas na tua varanda ou terraço, que complemente bem os elementos decorativos que aí vais ter. O branco é uma opção que nunca falha, fazendo brilhar a mobília e as plantas, mas podes escolher qualquer outra cor que seja do teu agrado, das mais convencionais às mais arriscadas.

Via habitissimo
Via habitissimo

Mobília adequada

Uma boa forma de decorar uma varanda ou terraço é recorrer a mobiliário de exterior, que é mais resistente aos elementos e assim pode ser usado por muitos anos. A mobília não tem de combinar entre si, mas recomenda-se alguma harmonia entre as diferentes peças, para resultados mais satisfatórios. Hoje em dia, consegues encontrar mobiliário de exterior em segunda mão ou em lojas de decoração, pelo que não será difícil decorar a varanda de forma bela e prática.

Via habitissimo
Via habitissimo

Conforto no exterior

Uma decoração que privilegie o conforto é fundamental em qualquer parte da casa. Assim, aposta em elementos como almofadas coloridas, uma ou outra manta colocada num local estratégico e quem sabe, até um tapete, especialmente se a varanda ou terraço forem fechados e o tempo estiver um pouco mais frio. Adapta também os tecidos destes elementos à estação do ano: no inverno, privilegie tecidos mais grossos; no verão, podes optar por tecidos mais leves e finos para decorar o espaço.

Via habitissimo
Via habitissimo

Um toque verde

Não podíamos deixar de referir as plantas como forma de decoração, especialmente num local tão ligado ao exterior como a varanda ou o terraço. Escolhe espécies adequadas às condições de luminosidade do local, para garantir plantas viçosas. Se não tiveres muita experiência com plantas (ou se não tens muito tempo para cuidar delas) escolhe espécies de mais fáceis cuidados, como suculentas e catus. Coloca as plantas em vasos de diferentes alturas e conseguirás assim criar um local apelativo e que traz a natureza para a tua casa.

Via habitissimo
Via habitissimo

Fonte: Idealista News
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.