Mais de 150 mil famílias vão receber subsídio de apoio à renda

O apoio começa a ser pago com retroativos a janeiro, num valor médio que ronda os 100 euros.
21 jun 2023 min de leitura
O anúncio foi dado pelo Ministério da Habitação, que avança com a informação de que se inicia a segunda ronda de pagamentos do apoio à rendapelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) a mais de 150 mil famílias. A primeira fase de pagamentos iniciou-se em maio, com 35 mil famílias abrangidas. 

Marina Gonçalves, Ministra da Habitação ressalva que "a maioria destas famílias receberão o apoio pela primeira vez, juntando-se aos beneficiários da Segurança Social que já tinham recebido em maio". Sendo que, foram mais de 185 mil as famílias elegíveis para este apoio ao pagamento da renda, no âmbito do Programa "Mais Habitação".

A medida consiste no pagamento de um subsídio mensal aos inquilinos que verifiquem uma taxa de esforço superior a 35%, "que pode ir até aos 200 euros mensais, sendo que o valor médio ronda os 100 euros" e no total, estão alocados cerca de 240 milhões de euros para este apoio, que começou a ser pago em maio. De acordo com a tutela este é um apoio com retroativos a janeiro, já que "as famílias que recebam este mês pela primeira vez terão direito ao valor retroativo em falta" e, para "os apoios com valor mensal abaixo de 20 euros" o pagamento acontece de forma semestral.

Relembrar que para terem acesso a este apoio os beneficiários devem ter o seu IBAN atualizado nas finanças e na Segurança Social Direta, já que este é pago em exclusivo por transferência bancária. 

Fonte: Super Casas
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.