Maximalismo: a tendência de decoração que veio para ficar

A ideia do maximalismo é romper com o padrão de decoração em vigor, e ajudar a dar mais vida, personalidade e cor aos ambientes.
10 dez 2020 min de leitura

 

Na época de ouro do minimalismo, na era do menos é mais, o design de interiores tinha a tendência de ser muito semelhante em todas as casas. Para contrariar a padronização dos espaços e dar mais vida, cor e personalidade aos ambientes, surgiu uma nova tendência de decoração, muito mais relaxada e pouco rígida: o maximalismo. Na prática, uma tendência que te permite ser livre e que não é escrava da perfeição.

Mas, afinal, que tendência é esta? É sustentável? E como é que se pode aplicar? Com a ajuda da Habitissimo, explicamos-te tudo sobre este tema e de que forma podes recriar esta abordagem no quarto, na sala ou quiçá na casa toda.

Maximalismo – o que é?

 

O maximalismo diz-nos que podemos (e devemos) ter diversos objetos em casa, contrariando assim a grande tendência do minimalismo, em que se procurava ter apenas o essencial num espaço. A ideia do maximalismo é romper com o padrão da decoração em vigor, e ajudar a dar mais personalidade aos ambientes, através da adição de peças que tragam mais cor e alegria ao ambiente. Nada precisa de combinar demasiado com nada, e, seguindo esta tendência, poderás misturar peças de design com outros artigos de decoração “sem nome”. Desde que te sintas bem com o resultado, não há limites para o que podes fazer na tua casa.

Maximalismo – o que é?

 

Maximalismo – o que é?
Shutterstock

Esta tendência é sustentável?

 

Ao contrário do que possa parecer, o maximalismo não promove um consumo desenfreado, para ter mais e mais coisas. Pelo contrário, esta tendência recorre muito a peças reutilizadas e a itens de que gostas e já tenhas, como mantas ou recordações de viagens. Esta abordagem mais relaxada à decoração da casa permite uma forte aposta em peças em segunda mão ou até mesmo a utilização de coisas criadas por ti. O importante é que gostes das peças que tens em casa, para que possam durar muitos anos a teu lado.

Esta tendência é sustentável?

 

Esta tendência é sustentável?
Shutterstock

Pontos-chave desta tendência

 

Existem alguns pontos-chave a que deves estar atento, se quiseres recriar a tendência em tua casa. São eles:

  • Não tenhas medo de misturas. Mistura cores, padrões, peças de design com peças em segunda mão…o importante é que o resultado seja a teu gosto.
  • Não existe um conjunto de cores a utilizar, por isso, a imaginação é o limite. Escolhe as cores de que mais gostas e dá vida aos ambientes de tua casa com elas.
  • Para o maximalismo, mais é mais, e o que importa é o resultado final.
  • Usa objetos de valor sentimental, como fotografias e recordações de viagens, para dar os últimos retoques na decoração da tua casa.
  • Não tenhas medo de usar plantas com fartura, já que estas combinam com tudo e dão mais vida a qualquer espaço.
  • O bom desta tendência é que pode mudar contigo. Como a decoração é um reflexo da tua personalidade naquele momento, podes sempre trocar têxteis e objetos decorativos para refletir o que estás a sentir.

Pontos-chave desta tendência

 

Pontos-chave desta tendência
Shutterstock

Traz o maximalismo para dentro de casa

 

Se ficaste com interesse no maximalismo e queres incorporar a tendência em tua casa, não te preocupes, porque isso não é uma tarefa difícil. Se a decoração está muito vazia e sem vida, procura móveis em segunda mão e restaura-os, ou cria os teus próprios móveis. Depois, traz mais cor ao conjunto usando mantas, almofadas e cortinas com padrões e cores diferentes. Procura usar também materiais diferentes nestes têxteis, para que estes se destaquem ainda mais. O toque final é dado pelas plantas e por objetos de que gostes. Podem ser objetos herdados, coisas que tenhas por casa ou peças em segunda mão que encontraste. Espalha tudo de maneira harmoniosa pela divisão, sem te preocupares com a perfeição. O resultado? Um ambiente maximalista, sem precisar de grande esforço.

Traz o maximalismo para dentro de casa

 

Traz o maximalismo para dentro de casa
 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.