Prestações da casa voltam a descer em fevereiro com recuo da Euribor

Taxas mensais da Euribor voltaram a descer para todos os prazos em janeiro, trazendo novo alívio às prestações. Vês as simulações.
02 fev 2024 min de leitura

Ao longo dos últimos dois anos, as famílias viram os seus orçamentos bem mais pressionados com o agravamento das prestações da casa via Euribor. Mas o tempo de aperto financeiro pode estar a chegar ao fim: as taxas Euribor voltaram a descer para todos os prazos em janeiro de 2024, aliviando as prestações da casa (ainda que ligeiramente). Isto quer dizer que quem está a pagar um crédito habitação a taxa variável vai sentir uma descida na prestação se for revista em fevereiro. E quem está a pensar comprar casa com recurso a financiamento bancário indexado à Euribor também irá pagar menos de prestação do que quem contratou nos meses anteriores, tal como revelam as simulações do idealista/créditohabitação.

As taxas Euribor continuaram a sua trajetória de subida a pique até outubro de 2023, altura em atingiram máximos dos últimos anos. Mas, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter decidido manter as taxas de juro diretoras inalteradas na reunião de outubro, as taxas Euribor começaram a dar os primeiros sinais de descida. E, de lá para cá, o indexante tem assumido uma trajetória descendente (embora a baixa velocidade), reagindo à manutenção dos juros do BCE por três reuniões consecutivas.

Se em outubro de 2023, as taxas mensais da Euribor estavam no patamar dos 4%, em janeiro de 2024 estão entre 3,5% e 3,93%:

  • Euribor a 12 meses: a média mensal desceu para 3,609% em janeiro, menos 0,067 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior (3,679%);
  • Euribor a 6 meses: a taxa do prazo intermédio caiu para 3,892% em janeiro, depois de se ter fixado em 3,927% em dezembro (-0,035 p.p.);
  • Euribor a 3 meses: voltou a descer ligeiramente para 3,925%, menos 0,01 pontos percentuais face a dezembro (3,935%). Esta foi a segunda queda desta taxa mensal.

Esta nova descida das taxas Euribor vai ao encontro das expectativas de mercado, que antecipam este indexante vai descer ao longo de 2024, podendo mesmo terminar o ano nos 3%. Mas os analistas admitem que a Euribor só vai descer de forma mais expressiva quando o BCE decidir avançar com os primeiros cortes dos juros diretores, que estão previstos só para o verão deste ano, e ainda dependentes da estabilização da inflação na Zona Euro nos 2%, da evolução dos salários, bem como do desenvolvimento dos conflitos no Médio Oriente e no Mar Vermelho, que podem trazer subidas significativas nos preços da energia.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.

Novo crédito habitação em fevereiro de 2024: como vai descer a prestação?

As famílias que estão a pensar comprar casa em fevereiro de 2024, com recurso a crédito habitação a taxa variável, vão pagar menos de prestação da casa do que quem contratou no mês anterior, tal como mostram as simulações do idealista/créditohabitação, tendo por base um novo empréstimo habitação de 150.000 euros, com spread de 1% e prazo de 30 anos:

  • Crédito habitação com Euribor a 12 meses: quem avançar com o empréstimo em fevereiro de 2024 vai pagar uma prestação de 770 euros no primeiro ano, menos 6 euros do que quem avançou com o financiamento em janeiro (776 euros);
  • Crédito habitação com Euribor a 6 meses: neste caso a prestação da casa a pagar em fevereiro e nos cinco meses seguintes será de 795 euros, menos 3 euros do que quem se antecipou e contratou o crédito em janeiro;
  • Crédito habitação com Euribor a 3 meses: a prestação da casa será de 799 euros nos primeiros três meses do contrato. Este valor da prestação apurado para fevereiro é igual ao de janeiro, uma vez que a Euribor teve uma ligeira descida entre estes dois momentos.

Estas descidas da Euribor ainda não colocaram as prestações da casa nos novos contratos ao nível de fevereiro de 2023, continuando ainda bem superiores. Há um ano, a Euribor a 12 meses estava nos 3,337% e a prestação nos 745 euros, sendo hoje ainda 25 euros superior. Também Euribor a 6 meses estava mais elevada, nos 2,858%, e a prestação da casa nos 704 euros, pelo que agora está 91 euros mais elevada.

Por isso mesmo, quem contratou um crédito habitação com a Euribor a 12 meses vai ver a prestação da casa a ser revista em alta este mês, muito embora a dimensão da subida vá depender de outros fatores, como do capital em dívida e do ano do contrato. Já nos caso dos prazos mais curtos (Euribor a 6 e 3 meses), os mutuários vão sentir já um alívio no orçamento familiar na revisão deste mês, ainda que pequeno, já que a Euribor nos últimos seis meses estava perto dos 4%.

Prestações da casa continuam altas? Continua a haver apoios

Quem já está a pagar um crédito habitação a taxa variável e vir a prestação da casa a ser revista no início do ano, poderá sentir um ligeiro alívio na carteira no caso dos prazos mais curtos. Mas não será suficiente para colmatar as subidas a pique as prestações ao longo dos últimos quase dois anos. Por isso mesmo, importa lembrar que há vários apoios públicos que as famílias podem aderir para obter maior folga financeira:

  • Fixar a prestação da casa: medida dá desconto até 30% na Euribor durante 2 anos. Quem quiser beneficiar deste apoio terá de apresentar o pedido ao banco até dia 31 de março;
  • Bonificação dos juros até 800 euros por ano;
  • Suspensão da comissão de amortização antecipada;
  • Resgatar o Plano de Poupança Reforma (PRR) para amortizar o crédito habitação e pagar a prestação da casa, sem quaisquer penalizações;

Quem não está abrangido por estes apoios, também pode optar por transferir o empréstimo habitação para outro banco ou mudar para taxa mista de forma a reduzir a prestação da casa, por exemplo.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.