Tendências da arquitetura e construção para 2022

A cada novo ano surgem novas ideias e tendências nas artes, na moda e também na arquitetura e construção. Saiba quais irão marcar o ano de 2022.
04 mar 2022 min de leitura
Indiscutivelmente, há um conjunto de tendências que podemos destacar e é encabeçado pela sustentabilidade e utilização responsável dos materiais, segundo refere a MUTO num comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias. O compromisso com a sustentabilidade tem conduzido ao uso de materiais naturais e vernáculos. Utilizar os recursos locais é também uma forma de controlar custos de transporte e tempos de espera, evitando as cadeias de distribuição fortemente afetadas pela pandemia.

Na ótica da empresa autora deste artigo, esta tendência surge associada a duas outras. Por um lado, e como resposta às alterações climáticas, a construção de edifícios mais verdes, que privilegiam a eficiência energética e o baixo consumo de recursos, com a implementação, por exemplo, de sistemas de reciclagem de água e uma utilização mais inteligente da iluminação natural. Por outro, e mantendo uma tendência que se popularizou em 2020, procura-se cada vez mais trazer o exterior para o interior dos edifícios. O que se consegue com a introdução de vãos de maior dimensão que permitem a entrada de luz natural, mas também com uma combinação eclética de texturas, com o uso de cores "terrosas" e de revestimentos de madeira ou de pedras naturais.

A pandemia veio transformar o modo e os locais em que trabalhamos e trouxe a urgência de criar espaços multifuncionais e polivalentes. Uma sala de estar ou um quarto podem agora ser também escritório. Esse fim trouxe desafios à arquitetura e construção que, para melhorar a funcionalidade dos espaços, tem desenvolvido soluções de isolamentos acústicos e térmicos com o objetivo de garantir a eficiência, preservando, em simultâneo, a casa como um local de fruição de tempo livre e tempo em família.

Ganha também força em 2022 a ideia da casa inteligente, equipada com sistema de Inteligência Artificial cada vez mais sofisticados que podem desempenhar funções tão diversas como, por exemplo, ajustar o aquecimento ao número de ocupantes numa sala.

Por fim, a MUTO revela que, embora não tenhamos nenhuma bola de cristal que nos ajude a prever o futuro, sabemos que estes são os temas que os nossos arquitetos, engenheiros, empreiteiros e, claro, clientes, colocam hoje no topo das suas preocupações.

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.