Vender casa: Dicas para descomplicar o processo A venda de uma casa é um processo bastante burocrático, em virtude da papelada necessárias e inerentes que se tem que tratar. Siga as dicas de forma a descomplicar. 18 jul 2022 min de leitura O processo de venda de casa pode tornar-se um verdadeiro stress, dado que abrange uma grande quantidade de burocracias e ‘papelada’ associadas. Desde a avaliação, aos documentos que são precisos e até à escritura, são diversas as etapas e procedimentos a cumprir e resolver. Assim, siga as cindo dicas associadas ao processo de venda de uma casa, de forma a descomplicá-lo. #1. Valor da casa A primeira fase antes de iniciar a venda será a perceção do valor do imóvel que se pretende vender. Para tal, deve-se procurar casas com as mesmas características e na mesma localização de forma a dispor de uma ideia geral dos preços. Para alcançar este valor é fundamental realizar um estudo de mercado. Pode sempre contratar um especialista no imobiliário e pedir-lhe para lhe fazer um estudo de mercado ou pode consultar a ferramenta Avaliação de Imóvel by Infocasa, e em poucos minutos poderá comparar a informação da sua casa com dados reais de mercado, definindo um preço final com base no mercado atual. #2. Vender casa com ajuda de especialistas imobiliários Posteriormente à conceção do preço do imóvel para vender, é essencial decidir se a venda é realizada por conta própria ou com o apoio de especialistas do setor. Vantagens de vender a casa com uma imobiliária Profissionais experientes Redução do tempo de transação do imóvel Ajuda na recolha da documentação necessária Análise do mercado e avaliação do valor do imóvel Análise dos preços de mercado Conhecimento do valor real do imóvel Maior visibilidade na promoção da casa Qualificação do imóvel Rede ampla de contactos do mediador Ajuda na obtenção do empréstimo ou crédito habitação Conhecimento da zona Preparação e agendamento das visitas Negociação dos valores finais Concretização do negócio Processo de venda da casa mais facilitado e tranquilo #3. Divulgar a casa e gerir visitas Dar visibilidade ao imóvel que se pretende vender é essencial para acelerar o preciso. Desta forma, deve-se divulgar o imóvel num dos principais portais imobiliários como o SUPERCASA ou o CASASAPO, uma vez que são portais com grande visibilidade e pode contar com a ajuda de especialistas. Posteriormente, é necessário dar especial atenção à gestão de contactos, visitas e interessados. Neste sentido, é importante ter uma agenda flexível que possibilita receber as visitas. #4. Documentação necessária Previamente à venda da casa, o proprietário deve recolher a documentação necessária. Os principais documentos a reunir são: Certidão do Registo Predial; Caderneta Predial Urbana; Planta do imóvel; Certificado energético; Ficha técnica de habitação. #5. Contrato de promessa de compra e venda e escritura Por último, quando um potencial comprador necessita de pedir um crédito habitação ou caso a escritura não possa ser imediatamente realizada, a melhor opção é efetuar um Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV), para certificar a segurança da venda. Após a realização do contrato e com os detalhes alinhados, a escritura de compra e venda deve ser efetuada num Cartório Notarial ou Conservatória do Registo Predial. Fonte: Super Casa Partilhar artigo FacebookXPinterestWhatsAppCopiar link Link copiado